Para um futuro livre

Nossos ativos

Geração Renovável

Geração de energia de
fontes renováveis

Atualmente a empresa conta com doze empreendimentos na região Nordeste do Brasil, nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia, que fazem da Echoenergia uma das maiores empresas brasileiras em geração de energia eólica.

São 1.8 GW de capacidade operacional instalada em 4 estados do nordeste, 14 empreendimentos, sendo 12 de energia eólica e 2 solares, e um robusto pipeline de projetos em desenvolvimento prontos para construção.

Complexo Eólico Echo 1
1 - 14
Rio Grande do Norte e Bahia
88 MW
77 aerogeradores
Início da operação
Maio 2012

Com dois parques em Sobradinho, na Bahia, e outros dois em João Câmara, no Rio Grande do Norte, o Complexo Eólico Echo 1 entrou para o portfólio da Echoenergia em novembro de 2017 já em operação comercial plena.

O empreendimento interestadual, dono de uma potência instalada de 88 MW, leva energia limpa e renovável para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerada a partir de 38 aerogeradores espalhados por uma área total de quase cinco mil hectares.

Rio Grande do Norte
132 MW
64 aerogeradores
Início da operação
Fevereiro 2016

Cobrindo uma área de quase cinco mil hectares em cinco municípios potiguares (Lagoa Nova, Santana dos Matos, Bodó, Cerro Corá e Tenente Laurentino Cruz), o complexo eólico Echo 2 contribui para fazer do Rio Grande do Norte o maior produtor de energia eólica do Brasil.

Equipado com 64 aerogeradores distribuídos em cinco parques (Serra de Santana I, II e III além de Lanchinha e Pelado), o empreendimento possui uma potência instalada de 132MW e faz parte do portfólio da Echoenergia desde novembro de 2017.

Rio Grande do Norte
101 MW
24 aerogeradores
Início da operação
Abril 2020

Localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, o complexo eólico Echo 3 entrou em operação no ano de 2020 e já conta com uma potência instalada de 101MW, gerados por um time de 24 aerogeradores.

O complexo Echo 3 representou um marco na história da Echoenergia, que se tornou a primeira empresa de geração do Brasil a utilizar aerogeradores com tecnologia capaz de gerar 4MW cada.

Rio Grande do Norte
85 MW
41 aerogeradores
Início da operação
Agosto 2017

Cobrindo uma área superior a dois mil hectares no estado do Rio Grande do Norte, o complexo Echo 4 está presente em quatro municípios potiguares: Pedra Preta, Jardim de Angicos, João Câmara e Cerro Corá.

O empreendimento, que conta com 41 aerogeradores e uma potência instalada de 85MW entrou para o portfólio da Echoenergia em julho de 2017, sendo um dos primeiros a serem adquiridos pela empresa.

Bahia e Rio Grande do Norte
53 MW
24 aerogeradores
Início da operação
Outubro 2018

Iniciando as suas operações em setembro de 2018, o complexo eólico Echo 5 foi um dos primeiros construídos pela Echoenergia, com obras concluídas com sucesso e de maneira antecipada.

Localizado entre os estados da Bahia e Rio Grande do Norte, Echo 5 conta com 53MW de potência instalada, obtidas por meio de 24 aerogeradores. Esse empreendimento também foi um marco importante para a história da empresa pois, após sua conclusão, a Echoenergia atingiu a marca de 700MW de capacidade operacional.

Rio Grande do Norte
97 MW
23 aerogeradores
Início da operação
Junho de 2020

Localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, o complexo eólico Echo 6 entrou em operação no ano de 2020 e já conta com uma potência instalada de 97MW, gerados por um time de 23 aerogeradores.

Rio Grande do Norte
76 MW
18 aerogeradores
Início da operação
Julho de 2020

Localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte, o complexo eólico Echo 6 entrou em operação no ano de 2020 e já conta com uma potência instalada de 76MW, gerados por um time de 18 aerogeradores.
Juntamente de Echo 3 e Echo 6, esse empreendimento foi mais um dos complexos eólicos da Echoenergia dedicados a atender mais um dos PPAs firmados pela Echoenergia no ambiente de Mercado Livre.

Rio Grande do Norte
92 MW
22 aerogeradores
Início da operação
Fevereiro de 2022

Integrando o portfólio da Echoenergia desde o inicio de 2022, o complexo eólico Echo 8 fica localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte e já conta com uma potência instalada de 92MW, obtidos por meio de 22 aerogeradores com tecnologia de alto desempenho, capazes de produzir 4MW de energia cada.

Rio Grande do Norte
76 MW
18 aerogeradores
Início da operação
Fevereiro de 2022

Integrando o portfólio da Echoenergia desde o início de 2022, o complexo eólico Echo 9 fica localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte e já conta com uma potência instalada de 76MW, obtidos por meio de 18 aerogeradores com tecnologia de alto desempenho, capazes de produzir 4MW de energia cada.

Rio Grande do Norte
38 MW
9 aerogeradores
Início da operação
Dezembro de 2021

Integrando o portfólio da Echoenergia desde o início de 2022, o complexo eólico Echo 10 celebra um marco histórico na trajetória da companhia: com esse empreendimento, a empresa alcançou a sua atual marca de 1,2GW de geração!

O complexo fica localizado na cidade de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte e já conta com uma potência instalada de 38MW, obtidos por meio de 9 aerogeradores com tecnologia de alto desempenho.

Ceará
141 MW
77 aerogeradores
Início da operação
Setembro 2016

Um dos maiores empreendimentos da Echoenergia, o complexo eólico Ventos de Tianguá entrou para o portfólio da empresa em maio de 2017, cobrindo cerca de nove mil hectares da Serra de Ibiapaba, no município cearense de Tianguá.

Em operação comercial desde 2016, o complexo já conta com 141MW de potência instalada, distribuídos entre 77 aerogeradores.

Pernambuco
233 MW
126 aerogeradores
Início da operação
Junho 2016

O complexo eólico Ventos de São Clemente é o empreendimento com a maior geração eólica de toda a Echoenergia.

Cobrindo uma área de quase quatro mil hectares nos municípios pernambucanos de Caetés, Capoeiras, Pedra e Venturosa, o complexo conta com 126 aerogeradores e uma capacidade instalada de 233MW.

Piauí
283 MW
450 mil painéis solares
Início da operação
Março de 2024

A Usina Fotovoltaica de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, foi o primeiro complexo de geração solar desenvolvido e operado pela Echoenergia.

Entrando em operação comercial em 23/05/2024, essa grande usina solar conta com uma potência instalada de 283MW, distribuídos em seus mais de 450 mil painéis solares. O empreendimento vem alinhado à missão da Echoenergia e Grupo Equatorial de diversificar as suas fontes de geração energética, tornando-se cada vez mais sustentável.

Bahia
351 MW
760 mil painéis solares
Início da operação
Julho de 2024

Localizada em Barreiras, Bahia, essa é a maior usina solar construída e operada pela Echoenergia e Grupo Equatorial, com impressionantes 351MW de potência instalada. Essa gigante da energia renovável ocupa uma área de 800 hectares, equivalentes a 1.120 campos de futebol – área necessária para comportar as mais de 760 mil placas solares que fazem parte da usina.

A UFV Barreiras é um empreendimento ambicioso, alinhado à missão da Echoenergia e Grupo Equatorial de diversificar as suas fontes de geração energética, tornando-se cada vez mais sustentável.