Como as fontes de energias renováveis combatem as mudanças climáticas

Como as fontes de energias renováveis podem ajudar a combater as mudanças climáticas

Nos últimos anos, as mudanças climáticas se intensificaram a uma velocidade preocupante. Com o aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos e a degradação dos ecossistemas, a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) se tornou urgente. 

A principal fonte de energia no mundo ainda é baseada em combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural, que liberam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) e metano na atmosfera. 

Esse processo é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, especialmente desde a metade do século XIX, quando a industrialização levou a um aumento contínuo nas emissões desses gases.

Para conter esse avanço, países ao redor do mundo têm buscado alternativas energéticas mais limpas e sustentáveis. Por isso, as fontes de energias renováveis são essenciais na atualidade. 

Mas qual a relação entre fontes de energias renováveis e as mudanças climáticas? Neste texto, iremos tratar desse assunto. Continue lendo!

A relação entre as energias renováveis e mudanças climáticas

As fontes de energias renováveis são aquelas que utilizam recursos que são naturalmente reabastecidos, como a luz do sol e o vento, por isso têm menor impacto ambiental. Diferente das fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis, as fontes de energias renováveis não emitem CO2 na atmosfera. 

Esses gases são os principais causadores do aquecimento global, o que resulta em catástrofes climáticas. Por isso, ao optarmos por fontes de energia mais sustentáveis, podemos mitigar os impactos negativos no clima e trabalhar em direção a um futuro mais verde e resiliente. 

Ou seja, a adoção de energias renováveis é essencial para reduzir a emissão de GEE, diminuir danos ambientais e promover uma economia de baixo carbono.

As mudanças climáticas podem prejudicar as fontes de energia renováveis?

Com todas as notícias de mudanças climáticas, pode surgir a dúvida se elas podem interferir na geração de energia. 

As mudanças climáticas estão aumentando a frequência e a intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades, secas, furacões e incêndios florestais. Esses eventos podem prejudicar a produção, a transmissão e a distribuição de energia elétrica de várias maneiras.

A geração de energias como solar e eólica, que são fontes de energias renováveis, pode ser afetada por condições meteorológicas extremas. Tempestades severas e mudanças nos padrões de vento e luz solar podem reduzir temporariamente a capacidade de geração dessas fontes. 

Tempestades intensas, inundações e furacões podem danificar linhas de transmissão, postes, subestações e outras infraestruturas elétricas, resultando em interrupções no fornecimento de energia. 

A infraestrutura elétrica existente em muitos pontos ainda não está projetada para lidar com as condições climáticas extremas esperadas no futuro, tornando-a vulnerável a danos.

Interrupções frequentes no fornecimento de energia elétrica podem comprometer a segurança energética de um país, afetando negativamente a economia e a sociedade. 

Além disso, reparar os danos causados por eventos climáticos pode ser muito caro, aumentando os custos de operação e manutenção para empresas de energia elétrica e, consequentemente, a longo prazo, para os consumidores.

Por isso, é fundamental acelerar a transição energética, a fim de minimizar e evitar esses impactos, prevenindo que esses problemas se tornem uma realidade.

Soluções para reduzir danos causados por mudanças climáticas

As empresas são essenciais na transição para uma matriz energética mais sustentável, e cada vez mais, negócios estão adotando práticas sustentáveis para diminuir custos e reduzir o impacto ambiental. 

Reduzir o consumo de energia por meio da melhoria da eficiência energética pode ajudar a diminuir a demanda por eletricidade e mitigar a pressão sobre o sistema elétrico durante períodos de estresse.

Outra atitude que pode ser implementada é a adoção de fontes de energias renováveis. Empresas podem gerar sua própria energia, por meio de painéis solares, ou contratar serviços de energia renovável por assinatura. 

Há também a possibilidade de migração para o mercado livre de energia, onde as empresas negociam diretamente com fornecedores, possibilitando o consumo de energia 100% renovável, o que otimiza custos e reduz a pegada de carbono.

Assim, o mercado livre de energia representa uma alternativa eficaz para empresas que desejam alinhar economia e práticas sustentáveis em suas operações, promovendo uma transição para fontes limpas e uma operação mais competitiva e ecologicamente responsável.

Já as empresas de energia elétrica devem investir na atualização e fortalecimento da infraestrutura para torná-la mais resiliente a eventos climáticos extremos. Isso inclui o reforço de linhas de transmissão e a implementação de tecnologias inteligentes de monitoramento e controle. 

A inteligência artificial e outras tecnologias podem ajudar as empresas de energia, melhorando a preparação operacional ao prever o impacto potencial de eventos climáticos futuros com base em padrões climáticos históricos, dados de interrupções e distribuição geográfica.

fontes de energias renováveis

Por que investir em fontes de energias renováveis?

Adotar fontes de energias renováveis traz uma série de benefícios para as empresas, como:

  1. Economia na fatura de energia

O principal benefício para muitas empresas ao optar por fontes de energias renováveis é a significativa redução na fatura de energia. Ao fazer essa escolha, a economia pode chegar a até 40% quando a energia é adquirida através do mercado livre de energia. 

Reduzir custos libera recursos financeiros para outras áreas do negócio, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável.

  1. Independência energética

Optar por fontes de energias renováveis, como solar e eólica, pode ajudar sua empresa a alcançar independência energética, reduzindo a dependência de fontes tradicionais e das flutuações de preços do mercado. 

Ao produzir sua própria energia ou escolher um fornecedor que utilize fontes de energias renováveis, sua empresa ganha mais controle sobre o fornecimento energético e pode garantir mais estabilidade nos custos a longo prazo. 

  1. Aumento da competitividade

Adotar fontes de energias renováveis pode aumentar significativamente a competitividade da sua empresa por diversos motivos. A economia na fatura de energia é uma das principais vantagens, permitindo que sua empresa reduza custos operacionais. 

Com gastos menores, é possível oferecer produtos e serviços a preços mais competitivos, atraindo mais clientes e ganhando vantagem sobre concorrentes. 

fontes-de-energias-renováveis-uniao

Echoenergia: sua parceira no mercado livre de energia

A Echoenergia, parte do Grupo Equatorial, é especialista em geração e comercialização de energia renovável. Com uma capacidade instalada de 1,8 GW — incluindo 1,2 GW de parques eólicos no Nordeste e 574 MW em usinas solares no Piauí e na Bahia —, a Echoenergia oferece soluções sustentáveis e eficientes para empresas que buscam otimizar seus custos energéticos. Estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a alcançar suas metas de eficiência e sustentabilidade.

Veja como sua empresa pode aderir às energias renováveis.

Compartilhe: