Fatura de energia: Saiba como calcular

Como calcular o preço da fatura de energia?

Existem muitas dúvidas sobre como calcular o preço da fatura de energia, como o valor, composição e regulamentação da tarifa da energia elétrica. Neste artigo, iremos explicar todos esses pontos sobre a sua fatura de energia para melhor entendimento. Boa leitura!

O que tem na minha fatura de energia?

A tarifa de energia elétrica prevista na fatura de luz é o valor necessário para cobrir os custos de operação e investimentos no setor elétrico – desde a produção até a entrega da energia ao consumidor.

Na tarifa, são somados os custos: 

  1. Aquisição de energia: o valor pago pela compra de energia;
  2. Transmissão: o transporte da energia das usinas até as distribuidoras;
  3. Distribuição: a entrega da energia até o consumidor final;
  4. Perdas elétricas: a energia que se perde durante o transporte até o consumidor;
  5. Encargos e impostos: taxas instituídas por leis e cobradas nas esferas federal, estadual e municipal.

Os principais impostos incluídos na fatura de luz são:

  1. Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) – ambos de nível federal; 
  2. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de nível estadual; 
  3. Contribuição para Iluminação Pública (COSIP), de nível municipal.

Como é calculado o valor da tarifa de energia elétrica?

O consumo mensal de energia elétrica é determinado pela diferença entre a leitura do mês atual e a do anterior – o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias, tendo o kWh como unidade de medida.

O valor do consumo mensal é multiplicado pelo preço do kWh. Por exemplo: se o gasto for de 900 kWh e a tarifa da distribuidora local for de R$0,619/kWh, o valor da fatura de energia será de R$557,1 neste mês.

Por que o preço da energia muda?

Os valores da sua fatura de luz dependem de diversas variáveis que afetam o custo dos serviços e do equilíbrio entre a geração e o consumo de energia.

Existem certos pilares que devem ser levados em consideração, como a oferta e demanda: quando a demanda supera a capacidade de produção, os preços sobem, para cobrir os gastos extras da contratação de usinas alternativas. Quando a oferta excede a demanda do consumidor, os preços caem, ajustando-se aos níveis de mercado.

As condições climáticas também são um ponto decisivo, devido à variação de disponibilidade dos elementos naturais (como a vazão da água, para hidrelétricas, o vento para as eólicas e a incidência solar, para as usinas solares). 

São essas condições que influenciam na definição das bandeiras tarifárias da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Cada uma possui uma cor indicando o custo da geração de energia, influenciando diretamente no valor da sua fatura. As bandeiras são:

Verde: indica condições favoráveis de geração de energia, sem acréscimos na fatura;

Amarela: sinal de alerta com um adicional por MWh na fatura de energia;

Vermelha Patamar 1: condições críticas de geração, com um adicional mais elevado por MWh;

Vermelha Patamar 2: condições ainda mais críticas de geração, com o maior adicional por MWh.

O que é Energia Livre?

Agora que entendemos como a fatura de energia é composta e calculada, o próximo passo é buscar formas para reduzir os gastos com o consumo de energia – e o Mercado de Energia Livre é uma das principais soluções.

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de negociação flexível, que permite que o consumidor negocie preços e condições de fornecimento direto com a sua fornecedora de energia, economizando na fatura enquanto enquanto adquire um serviço personalizado. 

O consumo nesse mercado possibilita uma economia de até 40% na fatura mensal – e as vantagens não param por aí! A Energia Livre oferece vários benefícios, como:

  1. Maior economia e previsibilidade na fatura sem investimentos iniciais; 
  2. Consumo de energia renovável, alinhando sua empresa à transição energética; 
  3. Possibilidade de investir os recursos salvos das faturas para outras aplicações; 
  4. Contratar o serviço de gestão de energia, garantindo um uso eficiente da sua energia. 

Economize com a Echoenergia!

Protagonista do Mercado Livre de Energia no Brasil, a Echoenergia, empresa do Grupo Equatorial, atua de forma sólida e com flexibilidade para que, por meio da Energia Livre, possamos proporcionar soluções energéticas para o mercado atual.

Quer ficar por dentro da Energia Livre e saber mais sobre como economizar na fatura de energia? Entre em contato conosco e fale com um especialista!

Compartilhe: