A energia solar funciona à noite?
O uso de energia renovável cresce a cada dia, impulsionado por diversos fatores, como a necessidade de adotar fontes de energia mais limpas e econômicas.
A crescente conscientização sobre os impactos ambientais das fontes tradicionais de energia, como o petróleo e o carvão, tem levado governos, empresas e consumidores a buscar alternativas que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente. Entre essas alternativas, destaca-se a energia solar, uma das mais promissoras e acessíveis em muitas partes do mundo.
Apesar dos benefícios evidentes dessa fonte de energia, muitas dúvidas persistem, especialmente em relação ao seu funcionamento. Uma das perguntas mais frequentes é: a energia solar funciona à noite? Essa questão surge porque a geração de energia solar depende diretamente da luz do sol, o que leva muitos a acreditarem que essa fonte de energia só é útil durante o dia. Mas será que é isso mesmo?
Neste artigo, vamos esclarecer essa e outras questões sobre o funcionamento da energia solar. Continue lendo para entender mais sobre o assunto!
Como funciona a energia solar?
A energia solar é gerada a partir da luz do sol, captada por painéis fotovoltaicos. Esses painéis convertem a luz solar em energia elétrica por meio de um processo físico-químico que ocorre nas células fotovoltaicas.
A facilidade de instalação, o potencial de geração, a eficiência e o baixo impacto ambiental tornam a energia solar uma das fontes mais procuradas por empresas e residências em todo o mundo. Em muitos casos, a energia solar tem sido vista como uma das principais soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Mas como, exatamente, a energia elétrica é gerada pela luz solar? O processo pode ser explicado em quatro etapas simples:
Passo 1: Captação de luz solar
O primeiro passo na geração de energia solar é a captação da luz do sol pelos painéis fotovoltaicos. Esses painéis são compostos por células solares, geralmente feitas de silício, que são responsáveis por absorver os fótons da luz solar. Quando esses fótons atingem a célula solar, eles liberam elétrons, criando uma corrente elétrica.
Passo 2: Conversão de energia
Após a captação da luz solar, as células fotovoltaicas nos painéis convertem a energia dos fótons em uma corrente elétrica contínua (DC). Nesse estágio, a movimentação dos elétrons nas células solares cria uma corrente elétrica, mas que ainda não é adequada para alimentar os equipamentos elétricos em casas e empresas.
Passo 3: Inversão de corrente
Para que a eletricidade gerada pelos painéis solares possa ser utilizada nos dispositivos comuns, ela precisa passar por uma conversão de corrente. Essa conversão é feita por um inversor, que transforma a corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), a forma de eletricidade que utilizamos no nosso dia a dia. Somente após essa inversão a energia gerada pelas placas pode alimentar equipamentos elétricos.
Passo 4: Armazenamento e distribuição
Depois de passar pelo inversor, a energia elétrica pode ser utilizada imediatamente, armazenada ou distribuída. O armazenamento é feito por meio de baterias que guardam a energia não utilizada durante o dia para que possa ser empregada em momentos em que não há produção de eletricidade, como à noite ou em dias nublados.
A distribuição ocorre quando a energia é enviada de volta à rede elétrica, o que acontece principalmente em sistemas de geração distribuída, onde o excedente de energia gerada pode ser vendido para concessionárias locais, gerando créditos na conta de energia do consumidor.
Você também pode conferir mais sobre o funcionamento das placas fotovoltaicas neste artigo.
O que acontece com a energia solar quando não tem sol?
Como vimos nas etapas de geração de energia solar, o processo depende diretamente da luz do sol. Isso significa que, à noite, quando não há luz solar, os painéis fotovoltaicos não conseguem gerar eletricidade. Sem a luz solar, não é possível realizar a captação de energia, a conversão e os outros passos necessários para a geração de eletricidade.
No entanto, isso não significa que a energia solar não possa ser utilizada à noite. Existem algumas soluções que permitem o uso da energia solar mesmo após o pôr do sol. Então sim, é possível usar energia solar durante a noite!
Como usar energia solar durante a noite?
Como citamos, uma maneira de utilizar a energia solar durante a noite é por meio de sistemas de armazenamento em baterias. Esses sistemas funcionam armazenando a energia gerada durante o dia, para que ela possa ser utilizada mais tarde, quando o sol não está disponível.
As baterias são fundamentais para garantir que as casas e empresas que utilizam energia solar possam continuar a ter eletricidade durante a noite ou em períodos de baixa luminosidade. Elas armazenam o excesso de energia gerada durante o dia e liberam essa energia conforme necessário.
Porém, os consumidores não precisam se preocupar com desabastecimento noturno nem com armazenamento de energia, pois tanto aqueles que possuem sistemas de geração própria quanto os que estão no mercado livre de energia continuam conectados à rede de distribuição normalmente. Isso garante um abastecimento contínuo e confiável de eletricidade, mesmo quando a produção solar não está ocorrendo.
A energia solar pode ser gerada em dias nublados ou de pouco sol?
Uma dúvida comum sobre o funcionamento da energia solar é se ela pode ser gerada em dias nublados ou em locais com menor incidência de luz solar. A resposta é sim! Embora a geração de energia solar seja menos eficiente em dias nublados, ainda é possível captar a luz solar difusa presente na atmosfera e convertê-la em eletricidade.
No entanto, a quantidade de energia gerada será menor em comparação a um dia ensolarado. Para maximizar a eficiência em dias de pouca luz, algumas medidas podem ser adotadas, como a localização estratégica dos painéis solares e a limpeza periódica para garantir o máximo de captação de luz.
Echoenergia: Energia renovável para a sua empresa
A Echoenergia, plataforma de geração e comercialização de energia renovável do Grupo Equatorial, oferece soluções completas para empresas que desejam adotar fontes de energia limpa. Com uma capacidade operacional de 1,8 GW, incluindo 1,2 GW de parques eólicos no Nordeste e 574 MW de usinas solares em Ribeiro Gonçalves (PI) e Barreiras (BA), estamos preparados para transformar o fornecimento energético da sua empresa.
Ao contratar energia solar com a Echoenergia, sua empresa pode economizar até 40% na fatura de energia. Nossa solução oferece energia limpa e renovável de forma contínua, garantindo o abastecimento em todos os momentos do dia.