Conta de luz cara no Brasil: entenda as causas e como economizar.

A conta de luz é um dos principais gastos fixos de qualquer família ou empresa. No Brasil, esse gasto é ainda mais significativo, pode chegar a significar até 40% dos custos operacionais das empresas, a conta de luz mais cara entre 34 países da OCDE.

Muitos fatores fazem com que esse seja o cenário atual no Brasil e devido a uma lei, as contas de energia em todo o país estão prestes a aumentar ainda mais.

Diretor da ANEEL diz que esse aumento deverá continuar nos próximos anos até que o rateio seja distribuído igualmente entre todos os usuários no Brasil, conforme manda a lei. Atualmente, os consumidores do Centro-Oeste, Sudeste e Sul pagam mais do que o dobro da CDE em comparação ao Norte e Nordeste.

 

Entenda as principais causas da alta conta de luz no Brasil:

Falta de investimentos em infraestrutura: o Brasil ainda tem um sistema de geração e distribuição de energia elétrica pouco eficiente. Isso resulta em perdas de energia e aumento dos custos.

Uso de fontes de energia caras: o Brasil ainda depende de fontes de energia mais caras, como as térmicas, para atender à demanda.

Impostos e encargos: o preço da energia elétrica no Brasil é afetado por diversos impostos e encargos, que aumentam o custo final para o consumidor.

Por essa razão, se sua empresa está no Grupo A, você já pode escolher como, quanto e de quem você compra sua energia. Migrando para o mercado livre, sua empresa pode reduzir, em até 40% sua conta de energia.
Os especialistas da Echoenergia, empresa do Grupo Equatorial, podem ajudar a você entender os melhores caminhos para a sua solução de energia.

Compartilhe: