A nova estrutura da Escola Estadual Padre José de Anchieta, em Serra do Mel, contou com toda a preparação da equipe do Instituto Brasil Solidário na entrega dos equipamentos e montagem dos espaços, incluindo as duas salas técnicas, o auditório e a organização do acervo da Biblioteca, que recebeu apoio de várias frentes e campanhas promovidas pelo projeto, somando a doação de cerca de 5.000 livros para todos os públicos e faixas etárias beneficiárias da iniciativa.

Construída num modelo híbrido com uma porta de acesso diretamente para a vila, possibilitando a integração entre escola e comunidade, a nova biblioteca foi preparada numa força tarefa com participação dos próprios educadores da região, através de uma Oficina de catalogação e manutenção do acervo literário, já apresentando a mesma proposta lúdica, criativa e aconchegante para os espaços de leitura já fomentados em escolas de todo o Brasil, que viabilizam um ambiente convidativo para as atividades que podem ser planejadas envolvendo alunos, seus familiares e até os moradores das vilas do entorno.

Em cores vivas, com mobiliários modernos e um design inteligente, toda a ambientação da escola foi pensada de forma harmônica e acolhedora aos novos projetos implementados na escola estadual, principalmente, atendendo a estrutura necessária para chegada do primeiro curso de eletrotécnica em escolas de ensino médio, regido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que representa um passo pioneiro e inovador para ampliar as oportunidades de mercado de trabalho aos jovens da região. As obras contaram ainda com a instalação de 2 novos banheiros, reforma na quadra esportiva e toda a adaptação de acessibilidade em cada espaço estrutural de melhoria do anexo e complexo da escola.

Para a sala de informática, além dos 20 notebooks doados para o espaço, a formatação da sala com mesas e cadeiras desenhadas para uma montagem multifuncional, trouxe mais um elo de colaboração para estimular a criatividade, o diálogo e a interação da turma nas atividades mediadas pelos educadores. Segundo o Subsecretário de Educação do Rio Grande do Norte, Marcos Lael, para além da entrega estrutural de melhorias nas escolas e até com a biblioteca comunitária, o projeto pode ser visto como um exemplo de ação colaborativa, reforçando a importância do trabalho conjunto entre a iniciativa privada, o terceiro setor e os órgãos públicos.

  

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